sábado, 19 de novembro de 2011

A história das montadoras - Parte 1

Oi galera! Tenho certeza de que vocês já pararam pra perguntar o por quê de certas coisas. O post de hoje é sobre isso: a história de algumas montadoras. A origem dos nomes de algumas delas são bem interessantes e a gente nem imagina!
Como toda boa história japonesa, a origem da marca Mitsubishi é repleta de significados e culto aos seus ancestrais. Dizem que no século 19, um jovem comerciante local adquiriu três barcos a vapor para explorar antigas rotas comerciais entre a China e a Rússia. Com o passar dos anos, seu negócio foi se expandindo e sua empresa, crescendo. Em homenagem aos três velhos barcos, ele batizou a sua empresa de Mitsubishi, cujo nome deriva de dois termos: mitsu ("três") e hishi, um termo muito usado no Japão para descrever um tipo de diamante. Sua frota se tornou uma das maiores companhias de navegação de seu país e o jovem empreendedor resolveu expandir sua área de atuação, realizando construção naval em larga escala, exploração de minérios e construção de maquinário para indústrias.
Acesse o site da Mitsubishi e leia um pouco mais sobre essa história: http://www.mitsubishimotors.com.br/main.cfm/a-marca 
O site mostra até a evolução de sua logomarca, desde as primeiras até a atual.


A origem do nome Volkswagen, termo alemão traduzido ao pé da letra como "carro do povo", se deu na década de 30 na Alemanha nazista, com a criação do Fusca. A produção desse modelo foi uma tentativa de modernizar a indústria automobilística alemã, já que o carro possuía elementos inovadores e até revolucionários para a época, como por exemplo, o baixo centro de gravidade e as suspensões independentes, sem falar no preço extremamente acessível.
Em 1933, Adolf Hitler visitou o Salão Internacional do Automóvel em Berlim e viu no Fusca uma ótima oportunidade de propaganda do movimento nazista, que tinha como lema "Força Através da Alegria", cuja sigla, em alemão, era KdF; por isso, os primeiros protótipos do Fusca foram chamados de KdF-Wagen. Com a explosão da Segunda Guerra Mundial, os modelos foram usados como veículos militares.
Depois da Guerra, o carro mudou de nome e passou a ser conhecido como "Volkswagen" e sua produção não parava de crescer. Por isso, a fábrica Volkswagen se tornou um grande símbolo de recuperação e crescimento econômico e hoje é uma das montadoras mais importantes do mundo.


No dia 3 de novembro de 1911, a Chevrolet foi fundada pelo piloto e engenheiro suíço Louis-Joseph Chevrolet juntamente com o americano William Crapo Durant, que já havia administrado - aos trancos e barrancos - a Buick e a General Motors anteriormente. A logomarca foi escolhida por Durant numa visita à França, onde ele viu um símbolo semelhante estampado no papel de parede do quarto em que se hospedou, mas historiadores também admitem a escolha desse desenho como uma estilização da cruz suíça, sendo portanto uma homenagem à bandeira deste país.
Em 1915, Durant e Chevrolet discutiram e acabaram se desentendendo, o que levou o americano a comprar toda a parte de Chevrolet da empresa. Graças aos lucros que a empresa estava gerando, Durant conseguiu comprar de volta a General Motors e colocou a Chevrolet como uma subdivisão da GM.
Uma curiosidade sobre o William Durant: no início, ele era completamente cético em relação aos automóveis; achava que eram barulhentos, fedorentos e perigosos. Chegou a afirmar que não confiava num carro a ponto de deixar a sua filha sequer entrar em um. Parece que o dinheiro mudou bastante a opinião dele, né?




Em breve, contaremos a vocês a história de outras montadoras.
* Todas as imagens exibidas neste post foram retiradas do banco de imagens do Google e do site Wikipedia.

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