domingo, 4 de setembro de 2011

Tanque cheio ou vazio?

Oi gente!
Quem assistiu ao Auto Esporte hoje de manhã, na Globo, deve ter visto o quadro "Afinal..." falar sobre andar com o tanque na reserva. Quem não viu, confere aí embaixo:



Só que da forma como foi colocada no programa, muita gente vai ficar pensando: "Opa, se não faz mal, então posso economizar uns troquinhos ao invés de encher o tanque quando for abastecer!" NÃO!!! Não façam isso!
Realmente, se você trocar os filtros periodicamente, não vai ter problema. Mas sabemos que nem todo mundo cuida do carro como deveria e que essas trocas acabam ficando em segundo plano pra muita gente, seja por preguiça ou por falta de conhecimento. É aí onde mora o perigo, mas a Manu vai tentar explicar tintim por tintim pra todo mundo entender porque não é bom fazer isso.

       Por dentro do tanque

Quando o combustível começa a entrar no seu carro, ele vai para um reservatório (não, ele não vai direto pro motor). Nesse reservatório, existe a famosa bomba de combustível! E apesar de ser uma bomba, não, ela não explode. Ela BOMBEIA o combustível pra que ele chegue até o motor do carro.

Clicando na imagem, você vê melhor!

Acontece que essa bomba, como toda máquina, esquenta à medida em que vai trabalhando, e o combustível (falando mais especificamente no caso da gasolina) tem a capacidade de resfriá-la e lubrificá-la, porque claro, com algumas exceções, depois que a coisa superaquece, aí já era.
Toda bomba é revestida por um copo, que serve para mantê-la em posição vertical (é a melhor posição para se captar combustível do fundo do tanque). Esse copo não fica exatamente apoiado no fundo do reservatório, mas fica bem pertinho. Sabe quando você toma refrigerante de canudinho? Se você encostar o canudo no fundo do copo, não vai subir nada de líquido porque ele vai criar um vácuo. Mas se o canudo ficar próximo ao fundo - mas não encostado - você consegue sugar o refri. É a mesma coisa no caso do copo da bomba.

       Jogo Sujo


Imagine que a gasolina, assim como qualquer líquido, pode conter impurezas, certo? Essas "sujeirinhas", com o tempo, vão decantando, ou seja, vão se acumulando no fundo do reservatório. Quando o tanque está na reserva, essas sujeirinhas tendem a ficar mais concentradas.

Clicando na imagem, você vê melhor!

Agora imagine quando tem muita sujeira, coitado do copo da bomba. Igual quando você toma aquele maravilhoso milk shake de ovomaltine, sabe? Tem horas que, por mais força que você faça, não tem jeito, não sobe quase nada.
Pois é, a pobre da bomba também trabalha um bocado nessa hora e isso não é bom, porque ela se esforça mais para bombear o combustível e isso faz com que ela sobreaqueça. Dependendo da idade ou da quilometragem da bomba, nessas condições, pode ocorrer o travamento da bomba por fundição.
E já que falamos de impurezas, depois que a bomba de combustível empurra a gasolina pra fora do reservatório, ela vai passar pelo filtro de combustível, que é tipo um salvador da pátria do motor. Ele é responsável pela maior parte da filtragem do combustível pra que ele chegue limpinho no motor que, com isso, trabalha melhor. Mas isso fica como assunto pro próximo post!


       Veredito

Lembram o início do post, quando eu falei da economia de uns troquinhos? Pois bem! Na verdade, essa economia é ilusória, porque andar constantemente com o tanque na reserva força a bomba de combustível e pode obrigar a antecipação da troca do filtro de combustível do seu carro. Se a bomba parar de funcionar, por mais que você tente dar a partida no carro, ele não vai pegar nunca!
Então é melhor prevenir, sempre abastecendo o seu carro direitinho, pra evitar problemas maiores no futuro.

5 comentários:

Muito boa explicação Manu! Completamente didática!

Obrigada! Inclusive, essa é a proposta do blog: tornar mais acessível esse tipo de informação pra quem nunca teve coragem de perguntar! :) (ou de entender...)

Eu senti na pele isso, quando um belo dia eu fui sair de casa e logo depois de dar a partida o motor morreu e não ligou mais, a bomba de combustível tinha ido pro saco ! Claro que antes estava dando sinais, o carro demorava mais pra pegar de manhã (somente de manhã), então fique atento ai isso. Ou seja, meu carro teve que ser guinchado para o mecânico e teve que trocar a bomba de combustível. Perguntei ao mecânico o que poderia ter ocasionado isso e ele só perguntou: "Você anda sempre na reserva ?". Minha cara de taxo .. SIM !

Hoje eu aprendi a lição, ando com o tanque pelo menos na metade, da metade pra cima, nunca mais tive problema com isso.

Mesmo que toda gasolina do fundo seja sugada, o corpo da bomba fica cheio com ainda uns 400ml de combustível em volto de toda bomba. A bomba está dentro de um corpo plástico que fica sempre cheio, e é o combustível aí que vai resfria-la e não aquele em volta do corpo com uma barreira plastica do corpo em si, que não conduz tão bem o calor rapido o suficiente entre o metal da carcaça da metalica da bomba e o combustível do tanque. Pode rodar na reserva até certo tempo que não dá nada! A não ser que vc seque até a gasolina do copo inteiro, deixando o ponteiro bater até o fundo do marcador até o carro dar pane seca!

Sobre sugar sujeiras do fundo, tem pessoas que exageram nisso, falam que pode até sugar água separada do combustivel que fica no fundo... Se isso fosse verdade, a água seria a primeira a ser sugada pq o "pescador" da bomba fica diretamente "chapado" no fundo do tanque, ele é tem uma telinha quadradinha achatada (pré-filtro) que fica totalmente em contato com o fundo do tanque e tem que ser assim ou a gasolina seria puxada como, de cima pra baixo?? Não existe uma mangueira que vai descendo com o nível da gasolina a medida q ela é consumida, a gasolina sempre é sugada da parte mais baixa do tanque, SEMPRE! Agora se a sujeira pode se concentrar mais quando o nível de liquido é menor, isso sim, posso até concordar. Mas os detritos sempre ficarão la no fundo, detido por dois pré-filtros, um fora do copo da da bomba e outro dentro do corpo da bomba direto na entrada da bomba, se assim não fosse as bombas estragariam depressa. Só as particulas minusculas, que nao danificam a bomba, que conseguem passar e sao filtradas no filtro externo ao tanque pq la na frente nos bicos injetores e câmara de combustão elas são bem prejudiciais.

Mesmo que toda gasolina do fundo seja sugada, o corpo da bomba fica cheio com ainda uns 400ml de combustível em volto de toda bomba. A bomba está dentro de um corpo plástico que fica sempre cheio, e é o combustível aí que vai resfria-la e não aquele em volta do corpo com uma barreira plastica do corpo em si, que não conduz tão bem o calor rapido o suficiente entre o metal da carcaça da metalica da bomba e o combustível do tanque. Pode rodar na reserva até certo tempo que não dá nada! A não ser que vc seque até a gasolina do copo inteiro, deixando o ponteiro bater até o fundo do marcador até o carro dar pane seca!

Sobre sugar sujeiras do fundo, tem pessoas que exageram nisso, falam que pode até sugar água separada do combustivel que fica no fundo... Se isso fosse verdade, a água seria a primeira a ser sugada pq o "pescador" da bomba fica diretamente "chapado" no fundo do tanque, ele é tem uma telinha quadradinha achatada (pré-filtro) que fica totalmente em contato com o fundo do tanque e tem que ser assim ou a gasolina seria puxada como, de cima pra baixo?? Não existe uma mangueira que vai descendo com o nível da gasolina a medida q ela é consumida, a gasolina sempre é sugada da parte mais baixa do tanque, SEMPRE! Agora se a sujeira pode se concentrar mais quando o nível de liquido é menor, isso sim, posso até concordar. Mas os detritos sempre ficarão la no fundo, detido por dois pré-filtros, um fora do copo da da bomba e outro dentro do corpo da bomba direto na entrada da bomba, se assim não fosse as bombas estragariam depressa. Só as particulas minusculas, que nao danificam a bomba, que conseguem passar e sao filtradas no filtro externo ao tanque pq la na frente nos bicos injetores e câmara de combustão elas são bem prejudiciais.

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